No passado dia 8 de outubro o Agrupamento de Escuteiros 382 de Cantanhede marcou o início do Ano Escutista 2022/2023 com uma tarde onde reuniu a sua grande família.
Estes últimos anos, repletos de desafios e alterações, tiveram a possibilidade de ser vividos com escutismo apenas pela confiança depositada na equipa de dirigentes do 382 Cantanhede. É para nós importante proporcionar a vivência do escutismo às nossas crianças e jovens, sabendo que temos o apoio das suas famílias e que juntos mantemos acesa a chama do escutismo, com todos os valores que lhe são inerentes, na nossa comunidade.
Fechado um triénio de projetos e realizações do 382 Cantanhede, apesar de todas as dificuldades, foi possível viver escutismo, e o culminar, com a participação dos nossos elementos no 24º Acampamento Nacional em Idanha-a-Nova, uma experiência de referência no percurso escutista de cada criança, jovem ou adulto, proporcionou-lhes um conjunto de oportunidades educativas que possam concorrer para o progresso individual destes.
O ano escutista 2022/2023, marcado pelo início das Celebrações dos 50 anos de fundação do Agrupamento, convida-nos a uma viagem pela memória do Passado, para que possamos ter percepção do Presente com a expectativa do Futuro…
Nesta tarde de dia 8, o Agrupamento 382 Cantanhede viu renovada esta esperança no futuro com a Tomada de Posse do Chefe de Agrupamento para o triénio 2022-2025, o dirigente António Augusto Pires Negrão, acompanhado pela sua equipa diretiva Ana Margarida da Costa Queirós de Almeida – Chefe de Agrupamento Adjunta, Andreia Filipa Carvalho Pires – Secretária de Agrupamento e Maria de Deus dos Santos Pereira – Tesoureira de Agrupamento.
Também nesta tarde, tomaram posse os novos elementos constituintes da Associação de Pais dos Escuteiros de Cantanhede (APEC), uma equipa com tradição em apoiar o Agrupamento nos diversos momentos de vida do mesmo.
Ainda nesta tarde as crianças e jovens do 382 Cantanhede avançaram mais uma etapa no seu percurso escutista naquela que é a Cerimónia de Passagens de Secção. Chegado o momento de se desprenderem do grupo que os viu crescer durante 4 anos, são acolhidos numa nova secção que os preparará para novos desafios à medida do seu crescimento.
Esta tarde de vivências levou-os a participar na primeira Missa de Testemunho deste ano escutista, alimentando o seu compromisso com a igreja cristã e renovando os seus valores da fé.