Pela primeira vez na história do município de Cantanhede, os três agrupamentos de escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (382 Cantanhede, 1192 Febres e 1390 Tocha) uniram-se no ACAMUN – Atividade Conjunta dos Escuteiros do Município de Cantanhede. A iniciativa aconteceu no passado sábado, 11 de março na Quinta da Fonte Quente (APPACDM) – Tocha e reuniu mais de 150 participantes, entre lobitos, escuteiros e dirigentes.
A atividade teve início na manhã de sábado, com uma cerimónia de abertura que contou a estória que cada uma destas crianças e jovens havia de vir a viver neste dia, o “País dos Poços”.
Durante todo o dia, os jovens escuteiros participaram em diversas atividades, incluindo jogos, caminhadas e desafios que envolviam trabalho em equipa e técnica escutista.
Para os participantes, a atividade foi uma oportunidade única de conhecer novos amigos e aprender com outros escuteiros. “Foi incrível ver como podemos trabalhar juntos e divertirmo-nos, mesmo sendo de agrupamentos diferentes. Aprendi muito com esta experiência”, disse um dos jovens exploradores.
Mas foi também a oportunidade de perceber a importância de partilhar recursos e conhecimentos uns com os outros, para aprender mais e alcançar objetivos mais rapidamente e com melhores resultados. Além disso, a partilha ajudou a estreitar laços de amizade e a fortalecer a nossa família escutista.
Para recordar estas ligações que começaram a ser contruídas na atividade, cada Agrupamento levou uma árvore plantada em conjunto pelos jovens. E ficou o desafio para que estas sejam cuidadas em conjunto. em cada visita futura.
À noite, reuniram em Eucaristia, celebrada na Capela do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, pelo Assistente do Agrupamento de Febres, Padre João Pedro, onde destacou a importância da união e cooperação entre as diferentes comunidades locais. Neste momento tão especial para os agrupamentos, marcaram presença a Sra Presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo e o Sr Vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Fernando Pais Alves.
Os responsáveis dos três agrupamentos destacaram o sucesso da iniciativa e a importância de mais ações conjuntas entre os agrupamentos. “Foi muito gratificante ver a união e a colaboração entre os jovens e adultos. Esperamos que esta seja a primeira de muitas atividades conjuntas”.
A atividade conjunta dos agrupamentos de escuteiros do município de Cantanhede foi um marco histórico e mostrou o poder da união e cooperação entre as comunidades. A importância de trabalhar juntos, partilhar recursos e conhecimentos e cooperar uns com os outros. Para que juntos, possam alcançar grandes coisas e tornar o mundo um lugar melhor.
António Negrão – 382 Cantanhede
Anabela Dias – 1192 Febres
Helena Guimaro – 1390 Tocha