Como é tão bom começar a viver em normalidade. Foi isso que proporcionou às cerca de 80 crianças e jovens o Acampamento de Agrupamento dos Escuteiros do 382 – Cantanhede | “ACAGRUP 2022 – Celebrar as Emoções”.
A viagem até ao Centro de Formação Padre Horácio Cura do Agrupamento 970 – Palhaça transportou-os para o “Mundo dos Trolls” onde em família aprenderam a reconhecer as suas emoções, e com a ajuda dos irmãos escutas a descobrir que a verdadeira felicidade está dentro de cada um de nós.
Este ano, o ACAGRUP permitiu, de um modo muito especial, retomar o contacto com a vida na natureza e desafiar cada uma das crianças e jovens a ultrapassar os receios gerados pelo isolamento da pandemia e a retomar um espírito de partilha e comunidade.
Das várias oportunidades educativas destaca-se o Socorrismo, Nós & Amarrações, Oração, Culinária, Escalada e Slide.
O ponto alto foi vivido num momento tão próprio das suas atividades, como é o celebrar da eucaristia. Presidida pelo Assistente do Agrupamento, Padre João Pedro Silva e pelo Diácono Eurico Matos, cada um dos 11 Lobitos, 11 Exploradores, 5 Pioneiros, 2 Caminheiros e 1 Dirigente assumiram o seu compromisso e fizeram as suas Promessas na grande família do 382.
De destacar, um compromisso que muitos nos orgulha e alegra: a promessa de dirigente do Corpo Nacional de Escutas da Andreia Filipa de Carvalho Pires. Quando entrou para os Lobitos no Agrupamento 382 Cantanhede sentia-se uma pequena formiga. Mas o seu percurso permitiu-lhe tornar-se numa mulher forte e determinada. Os desafios que lhe foram propostos e prontamente aceitou levaram-na a subir os mais altos montes e percorrer os mais profundos vales. Foi com esse seu percurso, recheado de aventuras e de amigos para a vida, que chegou ao fim desta caminhada. Mas foram também essas inúmeras vivências que despertaram em si a vocação do Serviço. Cada momento passado em comunhão com Ele tocou-lhe certamente no coração e assim aceitou, uma vez mais prontamente, o convite de colocar os seus dons à disposição d’Ele e ao serviço do CNE. Da nossa Formiga, só podemos esperar o melhor, que esteja presente para dar um pouco de si a outros, que como ela, continuam a chegar como pequenas formigas a esta grande família.
Foi assim que se viveu o ACAGRUP 2022, um conjunto de experiências que certamente permitiram a cada um dos participantes um desenvolver das suas capacidades e um crescer enquanto individuo.