No fim de semana de 24 e 25 de fevereiro, o Agrupamento 382 Cantanhede realizou o 1º ACAPAIS – Acampamento com os Pais, uma atividade que reuniu famílias num momento de convívio e celebração. Esta atividade também marcou o Dia de Baden-Powell, fundador do escotismo, e resgatou o imaginário dos “Oito Povos”.
O ACAPAIS proporcionou atividades diversificadas, como jogos e oficinas, que foram planeadas para promover a interação entre pais e filhos, fortalecendo os laços familiares e incentivando a prática dos valores escutistas. Inspirado no imaginário que remonta à história dos “Oito Povos” convidados por BP para um pedaço de terra muito especial, os participantes foram desafiados a prestar provas para se tornarem “Um Conquistador”.
O acampamento contou ainda com momentos de reflexão e aprendizagem, onde os participantes puderam partilhar experiências e vivências escutistas. Houve ainda referências simbólicas em homenagem a Baden-Powell, reforçando os princípios e ideais do escutismo.
Para o Agrupamento 382, o ACAPAIS foi uma oportunidade única de promover o encontro entre gerações e estimular o espírito de união e colaboração entre as famílias, vivendo o imaginário e a história no escutismo. O sucesso da atividade reflete o compromisso e dedicação do Agrupamento 382 em promover atividades que contribuam para o desenvolvimento integral dos jovens e para a formação de cidadãos conscientes e participativos.
O ACAPAIS é mais uma prova do impacto positivo que o escutismo pode ter na vida das pessoas, proporcionando momentos de lazer, aprendizagem e solidariedade, e mantendo vivos o espírito de aventura e superação imaginados por Baden-Powell.