O nobre e preservado centro histórico de Ançã é um complexo arquitetónico de valor inquestionável – ao estilo do Marquês de Cascais, senhor da Vila de Ançã.
Um espaço dinâmico de crescente atratividade. Terra natal de Jaime Cortesão, que ainda hoje homenageia com o nome de uma das suas principais ruas e um monumento com o seu busto.
A Fonte de Ançã ou Fonte dos Castros é conhecida por ser um espetáculo raro, com um caudal superior a 20.000 litros por minuto, origem de histórias e lendas.
A água da fonte alimenta a piscina natural, cuja água é sempre corrente. Uma piscina natural no centro da vila que faz as delicias das pessoas que ali se deslocam, assim como os diversos fontanários nos vários lugares que compõe a Freguesia.
Mais famosa ainda é a Pedra de Ançã, presente em importantes monumentos, como o Mosteiro da Batalha, e que atraiu grandes escultores a Coimbra. A existência da Pedra de Ançã marca também a paisagem da parte mais a norte da freguesia. A presença das imponentes pedreiras, por entre as quais se estende um vale luxuriante e fértil (as Várzeas), conferem à paisagem uma singularidade e uma beleza impares, pelo que são pontos de interesse que não podem deixar de ser visitados.
O Bolo de confeção simples, com ingredientes naturais, de reconhecida qualidade, sendo no processo de fabrico artesanal – amassado manualmente e cozido em forno de lenha da região – que se encontra o seu verdadeiro segredo.
Em cada esquina encontra pessoas sempre dispostas a dar uma palavra amiga.
Antigo Lagar de Azeite
Imóvel antigo, de traça popular, construído por dois corpos distintos com níveis diferenciados: o piso superior que servia de habitação a um moleiro que explorava o moinho nas imediações, e o piso inferior onde eram acondicionados os animais.
O lagar de azeite é uma das referências culturais de Ançã, podendo ser visitado.
Este edifício acolhe algumas exposições temáticas, servindo ainda de local para a realização de provas do Bolo de Ançã.
Este Recurso está disponível em PDF
- A circulação pela Estrada Nacional 234-1 é desaconselhada por motivos óbvios.
- A dificuldade do percurso pode ser ajustada às diversas secções, permitindo que as mesmas o vivenciem, bastando que para isso sejam selecionados apenas alguns pontos do mesmo.
- Aconselhamos a realização de dinâmicas nos pontos em que é mais suscetível a opção dos elementos pelo acesso à estrada de alcatrão sem necessidade.
- Em Ançã pode ser feito um jogo de Vila para dar a conhecer alguns dos seus espaços mais emblemáticos.
- O antigo lagar de azeite é visitável mediante marcação prévia junto do Turismo de Ançã.